quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vinhedo / SP




Domingo de eleições, este 26/10/08 contrariou as expectativas, as agencias de notícias diziam tempo nublado sujeito a pancada de chuvas para este dia ... Acordei cedo esperando um tempo feio, ao abrir a janela vi um sol maravilhoso invadindo meu quarto.
Depois de quase um mês sem ver a estrada por conta das instabilidades do tempo, logo me peguei eufórico, rápido fui cumprir meu dever cívico , sem filas não me tomou mais que 15 minutos e eu estava livre para um domingo que prometia muito ... alegria, felicidade, luz ... do sol e de minha alma .

Enquanto abastecia tentava arrumar companhia de algum amigo, o destino já traçara ... a simpática Vinhedo , pouco mais de 100 km de onde me encontrava .

Minha empolgação estava a flor da pele , o dia prometia muita alegria, olhava o céu sem nuvens sobre minha cabeça, ao entrar na Rodovia dos Bandeirantes o cheiro de relva que margeava a estrada ( capim gordura ) entrava pelo capacete deixando me numa condição de irradiar felicidade, era como sentir um toque feminino macio na pele num carinho que acompanhava os kms passando rápido . A me acompanhar vários motociclistas que como eu ansiava a companhia do sol e da estrada , sorri ao perceber que a rodovia parecia destinada a motos, vazia, tráfego tranqüilo e um asfalto que mais parecia um tapete macio .

Não demorou muito e eu estava no trevo de acesso a Anhanguera, esta mais acanhada com apenas duas pistas mas não menos propícia, segura, asfalto bom e em pouco mais de algumas dezenas de minutos eu já estava diante do portal de entrada de Vinhedo , de cara me chamou a atenção a grande quantidade de flores e jardins, ruas extremamente limpas e bem cuidadas , bem sinalizadas não tive nenhuma dificuldade em encontrar os pontos turísticos e que mereciam visitas, após alguns instantes para descanso e fotos, comecei a rodar devagar, curtindo as ruas e me encantando com as belas casas, não deixava de me encantar com os grandes condomínios de enormes casas, coisa de encher os olhos .

Primeira parada Represa II. . Seguindo as placas peguei uma estradinha que me levou ao Parque da Represa II, um lugar para descanso e lazer, margeado por um lindo lago ou represa, local de lazer da família Vinhendense, pedia uma rede entre as deliciosas sombras das árvores, o sol nesta altura era estorricante, ficava com inveja dos patos e gansos a mergulhar no frescor das águas, correndo os olhos pelo local me deparei com bicas de uma fonte azulejada , a água descia gelada por canos que me refrescou a garganta e o pescoço ... Era hora de rodar, pois tinha ainda muita coisa a ver ... voltando pela mesma estradinha esta terminava em um cruzamento com uma larga avenida que levava ao Mosteiro de São Bento e ao Mirante de onde um Cristo Redentor de braços abertos abençoava a cidade, em rápidos minutos estava sob seus pés , a vista lá de cima é magnífica e religioso ou não é impossível não se deixar levar pela emoção, meu coração batia acelerado de alegria que acho refletia pelo brilho de meu olhar . Sentia minha mão tocada agradavelmente e meu coração acariciado .

Voltando ao centro da cidade uma construção me chamou a atenção, era a antiga Estação de Trem de Vinhedo, encostei a moto no estacionamento de um jardim bem cuidado e fui em direção ao pátio da estação, um senhor sorridente me observava , pedi para fazer imagens e em resposta recebi não só a autorização como ganhei um novo amigo, era “seu “ Rocha que juntamente com sua esposa Jandira e seu filhinho João eram os zeladores da velha estação, simpático e falante logo me convidou a conhecer todo o local, encontrando aqui neste autor outro tagarela, não foi difícil passar com eles quase duas horas de puras recordações de tempos de outrora, lembranças de ferrovias e da própria vivencia do casal que não se cansavam de me mostrar fotos antigas , os bichinhos de estimação como o Pipoca um gato branco mansinho de olhos de duas cores, seu filho me falando de como fazia manobras em rampas com sua bike que eu com um sorriso afável ouvia me imaginando quando era pequeno também e vivia sumindo de meu pai sem destino com minha bicicleta, um paralelo ao tempo de hoje que sumo com minha moto , acho que esta ânsia de liberdade e lugares novos está em meu sangue desde pequeno . Embora convidado pra dividir um macarrão, declinei o convite, não queria tirar mais aquela simpática gente de sua rotina e queria conhecer um restaurante da cidade, na despedida o seu Rocha e dona Jandira me presentearam com um litro de vinho , o mais puro representante da cidade , muito feliz pelo gesto retribui presenteando o pequeno João com minhas luvas ... quando andar com sua Bike e usando estas luvas relembre deste novo amigo .

Por indicação fui almoçar no Restaurante La Budega Grill, onde poderia se comer bem e gastar pouco ( meu caso, muito pouco ...rsrs ) na rua da Igreja Matriz estacionei em frente , o lugar muito simpático servia comida por kg, com um buffet variado de saladas, super bem recepcionado pelos garçons e a simpática atendente, matei a fome que nesta altura roncava em meu estômago como o motor de minha Cidicléia , refrigerante e um sorvete depois vi tranqüilizado que a conta não passara de 15,00 que pagava um delicioso almoço e um atendimento de primeira .

A tarde vinha caindo, antes de pegar a estrada, uma visita ao Parque Municipal na entrada da cidade, amplo, bem cuidado, destino dos grandes eventos da cidade como a festa da uva de Vinhedo, neste domingo era disputado pelos cidadãos para se refrescar nas piscinas e toboáguas no local, eu preferi caminhar pelas alamedas floridas e observar o gramado, os lagos e as crianças correndo pelo local, por um instante senti saudades de meus filhos quando pequenos, adorava vê-los correndo pelos jardins a gritar alegres, minha mente vagava e novamente me senti tocado, como num gesto sutil me senti abraçado e a felicidade me invadiu o ser , tudo era lindo de encher os olhos, me senti carinhado e com vontade louca de dar carinho ... o sol começava a dar sinais de cansaço, era hora de pegar a estrada , resolvi voltar pela Anhanguera, pegaria a marginal pela ponte próxima a Lapa, o retorno tive a impressão de ter sido mais rápido que a ida, o trânsito estava calmo, com poucos caminhões que eram ultrapassados com certa facilidade, pouco mais de uma hora depois já avistava a marginal, era hora de despedir, meus olhos enchiam-se de certa tristeza, olhava para o retrovisor vendo a pista correr rápido atrás de mim , não era hora de Adeus, era hora de até breve, outros domingos de sóis apareceriam, outras cidades , outros roteiros e ela ... a estrada estaria lá a minha espera .

Serviço

Onde comer : Restaurante La Bodega Grill
Rua João Ortiz de Camargo,110 Fone (19) 3876-3701

Visitas :
Represa João Gasparini
conhecida também por represa II. É o principal ponto turístico da cidade. Conta com fonte natural, pedalinhos, quadras desportivas, praças e locais para realização de eventos. localiza-se à 1,5 quilômetro do centro da cidade.
Cristo Redentor.
localiza-se no ponto mais alto da cidade, possibilitando a vista quase total do município. Estrada do Observatório, s/nº.
Igreja Matriz de Sant ´Anna
foi construída no início deste século, no centro do distrito de Rocinha, dedicada à Sant´Anna, que viria a ser a padroeira da cidade. Foi substituída pela atual Matriz em 1958.
Praça do Aquario
A praça é um dos pontos mais movimentados do município. Com lago, viveiro e playground. À noite, o local se transforma em mais um ponto de encontro dos jovens. Av. Independência, s/nº

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ibira Moto Point

Terça , 21/10/08

Pela primeira vez vou no Ibira, logo chegando me deparo com rostos amigos, uma profusão de motos de todos os tamanhos e estilos, muitos triciclos e muito movimento .



Associados a motoclubes são a grande maioria, numa rápida olhada vemos coletes com brasões de diversas localidades, não só da região metropolitana paulista como de localidades vizinhas, eu mesmo de Mauá, a uma hora do centro , acompanhando meus amigos e esposas vi o quanto um brasão nos aproxima das pessoas, como um Garra de Águia fui abraçado, cumprimentado por pessoas que nunca vi, mas que naquele momento se tornava um amigo, um Moto Clube aproxima as pessoas tornando-as uma grande irmandade, a cada novo evento que visito percebo que além de motociclistas e pessoas com uma mesma paixão , somos quase como que um partido político ou uma torcida, uma grande tribo de costumes e rituais próprios .

Uma volta pelo local apreciava as motos, lindas, chamativas, algumas atraiam pelo inusitado, como esta CB-400 ( acho que um dia ela foi uma ) quase que toda artesanal, com aspecto agressivo, chamou a atenção de todos com suas caveiras e demônios, como uma guerreira da idade média a desafiar novos tempos e novos caminhos .

O Ibira além de um grande ponto de encontro, privilegia o comercio voltado para os motociclistas, muitas barracas com produtos relacionados ao tema, desde Dvds, Cds, Bottons a botas, jaquetas, coletes, uma rápida volta na marquise do Ginásio e você pode se equipar ou equipar ainda mais a sua moto, destaque para a Barraca Sem Destino, onde o sempre atencioso Silvio nos mostra o melhor em couro, com fabricação própria os melhores coletes, calças e jaquetas de couro desfilam diante de nossos olhos encantados com os modelos e a qualidade, sorrindo diz que nem só de vestuários de couro vive o Sem Destino, pois alforges, bolsas, camisetas e acessórios motociclísticos podem ser encontrados em seu Atelier é só agendar uma visita , nos despedimos e continuamos o “ role “ .

A esta altura, quase nove da noite, hora de matar a fome , difícil escolher entre tantas barracas de lanches de todos os tipos, meu pessoal resolveu se juntar numa mesa, prato da noite, Tempurá ao Camarão e Yaksoba, como a lei seca em São Paulo está a todo vapor, regado a refrigerante para todos , bate papo animado, risos soltos, volta e meia interrompido por uma amigo que aparecia para um abraço, tive minha atenção voltada ao palco que estava próximo, a banda tocando ao vivo começou a desfilar clássicos do rock, a frente uma multidão se agitava hipnotizados pelo som, pedi licença aos amigos me afastando e comecei a clicar , inicialmente os jovens da banda, o ritmo frenético da guitarra e da voz do cantor colocava adrenalina em minhas imagens, AC/DC, Kiss, Deep Purple, Black Sabbath, Motorhead, eu reconhecia cada novo acorde e me enchia de vigor, estava como um adolescente me enchendo de rock puro, olhava para o público, formado por pessoas de todas as idades e era um deles, a música deixava de ser música e tornava-se elixir ... um elixir da longa vida . Como não poderia deixar de ser o batidão conhecido de Born To Be Wild do Stepenwolf começava e fechava a noite, o hino dos motociclistas era a deixa para a despedida , fechando com chave de ouro a noite e ficando como um convite ... até a próxima .


Serviço :

O Ibira Moto Point ocorre toda a terça-feira das 18:00 as 22:00 hs
Local : Ginásio de Esportes do Ibirapuera

Sem Destino
Roupas e acessórios em couro, artigos para Motoclistas e Motos, Bancos estilo Road King, o melhor preço
Fone : 4472-8711 Santo André / SP

Bordados Nice
Brasões e bordados para motociclistas e moto clubes
Fone : 4992-9244 www.bordadosnice.com.br

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Pra dizer que não falei das flores


Seria o título de uma antiga canção, mas de outro significado, esta mais guerreira em busca de afirmação sobre uma época, tempos difíceis, não que o nosso não seja, mas as flores que passo a falar adiante seria outra , frágil, perfumada, mas que espero seja também uma guerreira , pois ainda não sabe, mas possuirá o poder ultra-jovem, que também poderá mudar uma época, numa torcida para que conquiste muito, e seja conquistada por coisas boas ... hoje pequenina, frágil, mas que já possui na sua existência uma doçura incrível que faz todos a sua volta ficarem hipnotizados ...o brilho de seu olhar derrama paz, a mansidão de seu soninho nos encanta ... um anjo que bem poderá ser uma princesa, abençoado seja os pais, deles irão dividir amor , e sentirão saudades também, deste tempo , quando se é só deles e parte de seu mundo, este que aqui escreve já passou por isso e descobriu que é muito rápido, os anos passam e não nos damos conta , quando vemos estão crescidos, independentes, o amor que era só nosso agora dividimos, são amigos, namorados e o mundo que era só nosso é um pouquinho maior , ficamos com o coração apertado a espera da chegada na noite ou apenas um sinal, estão bem ... e virão outros dias outras noites ... o coração de pai é assim ... um radar sempre em interminavel busca ...mas a estes pais esta pequena flor ainda está longe de desabrochar, hoje ainda é só encanto e eles sabem disso, pois desfrutam cada segundo deste orgulho que seu amor pode criar ... e nós que somos seus amigos nos sentimos também compartilhados por este encanto ... aqui falaria de viagem, motociclismo, mas abri neste dia das crianças uma janela, para falar nada e falar tudo ...pois a flor que falo é uma criança em flor ...pequenina a ponto de caber em um capacete, um dia grande quem sabe também uma motociclista como o pai o usará com certeza dividindo o gosto pela liberdado e o vento no rosto, hoje divide apenas para a alegria de seus pais seu brilho que nos ilumina a todos ... é bárbaro ver teu soninho ... Bárbara

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

IV ABC Comics - Mauá / SP

ABC Comics ( Visualize todas as fotos em : http://picasaweb.google.com.br/jhonbaker/ABCComics# )

A viagem deste final de semana foi diferente, foi uma viagem ao país da imaginação, dos sonhos e fantasias ...

Tempo feio, rodando sem destino parei a moto de frente a um colégio aqui mesmo em Mauá, barulhento e movimentado via a frente centenas de adolescentes, roupas coloridas, cabelos idem e sorrisos, muitos sorrisos juvenis, descompromissados, com a alegria que a juventude reproduz tão bem . Uma grande faixa convidava ... ABC Comics, uma convenção de fans ... animes, mangas, quadrinhos , palestras com dubladores, cosplayers ... ou seja ...um universo pop mesclado a fantasias ... literalmente.

Peguei a máquina no alforge e comecei a rodar pelo pátio, clicando o que me chamava a atenção , grandes estandes de vendas de quadrinhos


, vídeos e quadros . No percurso grupos de jovens ensaiavam cenas e falas de desenhos, eu me encaminhava para o palco principal com certa dificuldade, montado na quadra do colégio, tinha a minha frente uma multidão que gritavam como torcida organizada
, cada personagem que subia para sua performance era ovacionado pelos adolescentes .

Vi diante de mim

Demolidor, Narutos , Jill Valentine e me deixei levar pelas imagens e fantasia, de repente comecei a rir sozinho, como é bom ser jovem ou ter o espírito jovem, não ter medo de viver os sonhos e fantasias, curtir o imaginário .

Via uma jovem vestida de Caçadora, um personagem da Liga da Justiça, aplaudi junto a todos a perfeição com que ela se entregava à personagem, buscando dentro de si gestos e falas contracenando com um Ájax que era o único contraponto à realidade de papel e do papel , não quis saber o resultado, afinal era um concurso, pois para mim todos eram vencedores, pois tinham dentro de si o prêmio maior que era a alegria e o frescor da juventude .

Fechando minha tarde um grupo de dubladores falavam de seu trabalho e de seus personagens, celebridades incógnitas, eram muito conhecidos por nós através de suas vozes, mas a exceção de eventos como estes dificilmente teríamos opurtunidade de homenageá-los pelo excelente trabalho valorizando o ator que nunca aparece , registro ainda talvez pelo tempo já estourado pelos organizadores um certo desrespeito com estes profissionais que saíram da capital e de seus afazeres para prestigiar o evento e tiveram seu momento cortado abruptamente deixando os fans sem a famosa “palhinha “, onde eles contracenariam reproduzindo as falas de seus personagens mais famosos, ficou no ar aquela sensação de “ Ué, já acabou ?! “