sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Extrema / MG



09/11/08 Domingo

O ponteiro do relógio já marcava mais de meio dia, embora nem precisasse olhar, o sol sobre minha cabeça e meu capacete já revelava bem isso, o amigo Lucas e sua namorada Erina me esperavam num posto de gasolina na Av. do Estado, era altura do bairro do Ipiranga, nosso destino era a Estrada dos Romeiros e Cabreúva que por ser tarde já ... era a melhor pedida para um domingo que se mostrava lindo de céu claro , havia conversado antes com o Piloto do site Motoa2 ( www.motoa2.com.br ) que me dera boas dicas , mas eu ainda não sabia que este destino mudaria e ficaria para uma próxima ... chegando ao posto, abraços, cumprimentos e mudança de planos . Atendendo a sugestão de meu amigo iríamos a Extrema já em território mineiro embora perto de São Paulo, distante apenas 100 km . Aceitei de pronto pois queria estrada e era de qualquer modo um lugar ainda novo para mim . Mais um pequeno desvio de rota para completarmos lindamente o grupo e acelerar .

Marginal Tietê carregada e rápida, o que me deixa inquieto o tempo todo, sempre digo que prefiro a estrada ao pesado trânsito urbano de São Paulo e foi com alívio que entramos na Dutra e posteriormente a Fernão Dias, uma rodovia que tinha péssimas informações, transito pesado de caminhões, buracos e mal sinalizada era o que mais se ouvia, me preparava para uma aventura sobre duas rodas, mas até que nem tanto, tinha sim muitos buracos, remendos de asfalto que se mostram como manchões, mas rodamos tranqüilo, dando até para apreciar o visual de serra, bastando estar atento as ultrapassagens nossas e sobre nós, pois a estrada tem poucos trechos que não pista duplas e realmente os caminhões descem a toda nas grandes ladeiras que se alternam , bastando ficar atento e manter uma velocidade de cruzeiro compatível roda-se sem sustos , segurança que alguns motociclistas descartam, como um casal ainda em trecho urbano que rodando numa pequena 125 levavam ensaduichado ( se é que existe a palavra ) entre eles um bebê enrolado em uma fralda que servia de proteção contra o vento e um outro motociclista este já na Fernão Dias nos ultrapassa em alta velocidade deitado sobre o tanque da moto , como a voar ... só que de encontro a insegurança e o risco .

Pouco mais de uma hora e meia estávamos na divisa do estado de MG e SP, pausa para um suco e fotos num posto de beira de estrada, observava atento a Serra da Mantiqueira, que neste ponto se mostrava com todo seu esplendor, em poucos minutos estávamos no portal de entrada de Extrema , uma cidadezinha pequena encravada em morros e margeada por linda paisagem , seguimos direto para a chácara do Lucas, um pedacinho do céu na terra, tal a beleza e tranqüilidade do lugar, onde entre muito verde pude apreciar a enorme montanha a frente, as nuvens brancas só serviam para tornar a imagem ainda mais bela e de cartão postal , o canto dos pássaros serviam de sinfonia para dar o tom do dia, enquanto o jovem casal dividia entre o descanso na rede e um banho refrescante de piscina eu me divertia fazendo o que mais gosto, registrando imagens do lugar, entre casas de João-de-Barro ou uma Rolinha descansando em seu ninho .

A tarde chegara e era hora de retornar, antes queria conhecer a cidade , combinamos um passeio rápido pelo centro, era pouco mais de 17 hs e dava tempo para um sorvete delicioso na Praça da Matriz, que merece por si só a visita . Ornada por lindos canteiros de flores, as crianças brincavam e corriam alegres , nos vários bancos senhores e senhoras conversando , casais namorando, a cena era típica de cidadezinha do interior, onde o tempo parecia que não tinha passado, neste momento rindo me lembrei da fictícia cidade de Albuquerque que serviu de cenário para a antiga novela Estúpido Cupido . Nossa atenção foi tomada pelo sino da igreja tocando, resolvemos todos entrar e o que vi foi de encher os olhos,

indescritível a paz e a beleza , eu adoro Igrejas e sempre em minhas viagens gosto de observar tudo, desde a construção em si quase sempre do século passado, carregada de História e que rende sempre momentos de reflexão .

O horário avançado indicava que era hora de voltar , não sem antes prometermos a todos retornar com mais tempo, pois visitar Extrema não se resume ao centro da cidade que é pequenino e tranqüilo, pois as grandes descobertas mesmo estão nas imediações do lugar, para quem curte turismo de aventura ou simplesmente alojar-se numa pousada para um fim de semana romântico com direito a passeios de charrete ou cavalo , mas o que me prometi a mim mesmo era passar uma noite de céu limpo e de preferência com minha amada Lua cheia com direito a observar o que imaginei deve ser um espetáculo único de muitas estrelas ...

Serviço :

Como chegar : Rodovia Fernão Dias 99 km da capital
Estrada boa e não tão assustadora como me falaram .

Hospedagem :
Hotel Fazenda das Amoreiras www.hotelamoreiras.com.br

Visitas :
Igreja Matriz Santa Rita
padroeira da cidade; trabalhos em cobre martelado do antropólogo e artista plástico italiano Alfredo Mucci; destaque para os quatro evangelistas.
Praça Presidente Vargas
principal praça da cidade; Igreja Matriz e canteiros floridos.
Calçadão
bancos, floreiras e arcos; liga a Praça Presidente Vargas à Praça do Japão “Ken Hit Kameya”.
Clube Literário e Recreativo
centro de grande parte do movimento cultural e artístico da cidade, bailes e carnaval de salão.
Centro Municipal de Esportes
”: ginásio poliesportivo com parque aquático e sauna; aberto à população e aos turistas.
Pedra da Mesa
mirante natural; grande pedra com formato de laje e vão de 20 m; acesso (caminhada de 2 h) a partir da Torre da Embratel ou da Vila Rica.
Pedra do Índio
sítio arqueológico com inscrições rupestres; no Bairro da Fazenda do Matão, a 7 km da cidade; recomendável o acompanhamento de guia.
Pedra do Lopo
na Serra do mesmo nome; vista panorâmica da cidade e da Represa do Jaguari, em Joanópolis; mata preservada e rampas para vôo livre, ponto de partida para várias trilhas; no topo, a Pedra do Sapo de 6 m de altura; acesso pela Estrada da Embratel, a 7 km da cidade.
Trilhas
a partir das rampas de vôo livre, 1 h de caminhada em direção às pedras Dos Cinco Dedos, Do Cabrito, Cabeça de Índio, Poli e Pedra das Flores; seguindo pela mata chega-se à Pedra do Cume, a 1.780 m de altitude, ponto mais alto do município. Trilha Pinheirinho, 3 a 4 h, na Serra do Lopo; no trajeto, a Pedra Santa Rita e duas cachoeiras, o Bicão, uma pequena queda d’água no meio da mata, a Pedra da Sapo e, por último, o Pinheirinho. Trilha Bosque da Montanha Encantada / Pico dos Cabritos: 4 a 6 h; acesso pelo bairro da Vila Rica, passando por diversas pedras até o topo da serra, a 1.600 m. Trilha Bosque da Samambaia / Pedra Dedo de Deus, 4 a 6 h de caminhada; subida de carro até a Torre da Embratel, depois seguir trilha pela mata até o Bosque da Samambaia, chegando à nascente responsável por parte do abastecimento da cidade e, mais adiante, à Pedra Dedo de Deus e à Pedra Mesa.
Mirante da Caixa d’Água
reservatório que abastecia a cidade com água da serra no início do séc. XX; vista panorâmica; ponto de partida para caminhada até o Bicão e suas bicas de água natural.