quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vinhedo / SP




Domingo de eleições, este 26/10/08 contrariou as expectativas, as agencias de notícias diziam tempo nublado sujeito a pancada de chuvas para este dia ... Acordei cedo esperando um tempo feio, ao abrir a janela vi um sol maravilhoso invadindo meu quarto.
Depois de quase um mês sem ver a estrada por conta das instabilidades do tempo, logo me peguei eufórico, rápido fui cumprir meu dever cívico , sem filas não me tomou mais que 15 minutos e eu estava livre para um domingo que prometia muito ... alegria, felicidade, luz ... do sol e de minha alma .

Enquanto abastecia tentava arrumar companhia de algum amigo, o destino já traçara ... a simpática Vinhedo , pouco mais de 100 km de onde me encontrava .

Minha empolgação estava a flor da pele , o dia prometia muita alegria, olhava o céu sem nuvens sobre minha cabeça, ao entrar na Rodovia dos Bandeirantes o cheiro de relva que margeava a estrada ( capim gordura ) entrava pelo capacete deixando me numa condição de irradiar felicidade, era como sentir um toque feminino macio na pele num carinho que acompanhava os kms passando rápido . A me acompanhar vários motociclistas que como eu ansiava a companhia do sol e da estrada , sorri ao perceber que a rodovia parecia destinada a motos, vazia, tráfego tranqüilo e um asfalto que mais parecia um tapete macio .

Não demorou muito e eu estava no trevo de acesso a Anhanguera, esta mais acanhada com apenas duas pistas mas não menos propícia, segura, asfalto bom e em pouco mais de algumas dezenas de minutos eu já estava diante do portal de entrada de Vinhedo , de cara me chamou a atenção a grande quantidade de flores e jardins, ruas extremamente limpas e bem cuidadas , bem sinalizadas não tive nenhuma dificuldade em encontrar os pontos turísticos e que mereciam visitas, após alguns instantes para descanso e fotos, comecei a rodar devagar, curtindo as ruas e me encantando com as belas casas, não deixava de me encantar com os grandes condomínios de enormes casas, coisa de encher os olhos .

Primeira parada Represa II. . Seguindo as placas peguei uma estradinha que me levou ao Parque da Represa II, um lugar para descanso e lazer, margeado por um lindo lago ou represa, local de lazer da família Vinhendense, pedia uma rede entre as deliciosas sombras das árvores, o sol nesta altura era estorricante, ficava com inveja dos patos e gansos a mergulhar no frescor das águas, correndo os olhos pelo local me deparei com bicas de uma fonte azulejada , a água descia gelada por canos que me refrescou a garganta e o pescoço ... Era hora de rodar, pois tinha ainda muita coisa a ver ... voltando pela mesma estradinha esta terminava em um cruzamento com uma larga avenida que levava ao Mosteiro de São Bento e ao Mirante de onde um Cristo Redentor de braços abertos abençoava a cidade, em rápidos minutos estava sob seus pés , a vista lá de cima é magnífica e religioso ou não é impossível não se deixar levar pela emoção, meu coração batia acelerado de alegria que acho refletia pelo brilho de meu olhar . Sentia minha mão tocada agradavelmente e meu coração acariciado .

Voltando ao centro da cidade uma construção me chamou a atenção, era a antiga Estação de Trem de Vinhedo, encostei a moto no estacionamento de um jardim bem cuidado e fui em direção ao pátio da estação, um senhor sorridente me observava , pedi para fazer imagens e em resposta recebi não só a autorização como ganhei um novo amigo, era “seu “ Rocha que juntamente com sua esposa Jandira e seu filhinho João eram os zeladores da velha estação, simpático e falante logo me convidou a conhecer todo o local, encontrando aqui neste autor outro tagarela, não foi difícil passar com eles quase duas horas de puras recordações de tempos de outrora, lembranças de ferrovias e da própria vivencia do casal que não se cansavam de me mostrar fotos antigas , os bichinhos de estimação como o Pipoca um gato branco mansinho de olhos de duas cores, seu filho me falando de como fazia manobras em rampas com sua bike que eu com um sorriso afável ouvia me imaginando quando era pequeno também e vivia sumindo de meu pai sem destino com minha bicicleta, um paralelo ao tempo de hoje que sumo com minha moto , acho que esta ânsia de liberdade e lugares novos está em meu sangue desde pequeno . Embora convidado pra dividir um macarrão, declinei o convite, não queria tirar mais aquela simpática gente de sua rotina e queria conhecer um restaurante da cidade, na despedida o seu Rocha e dona Jandira me presentearam com um litro de vinho , o mais puro representante da cidade , muito feliz pelo gesto retribui presenteando o pequeno João com minhas luvas ... quando andar com sua Bike e usando estas luvas relembre deste novo amigo .

Por indicação fui almoçar no Restaurante La Budega Grill, onde poderia se comer bem e gastar pouco ( meu caso, muito pouco ...rsrs ) na rua da Igreja Matriz estacionei em frente , o lugar muito simpático servia comida por kg, com um buffet variado de saladas, super bem recepcionado pelos garçons e a simpática atendente, matei a fome que nesta altura roncava em meu estômago como o motor de minha Cidicléia , refrigerante e um sorvete depois vi tranqüilizado que a conta não passara de 15,00 que pagava um delicioso almoço e um atendimento de primeira .

A tarde vinha caindo, antes de pegar a estrada, uma visita ao Parque Municipal na entrada da cidade, amplo, bem cuidado, destino dos grandes eventos da cidade como a festa da uva de Vinhedo, neste domingo era disputado pelos cidadãos para se refrescar nas piscinas e toboáguas no local, eu preferi caminhar pelas alamedas floridas e observar o gramado, os lagos e as crianças correndo pelo local, por um instante senti saudades de meus filhos quando pequenos, adorava vê-los correndo pelos jardins a gritar alegres, minha mente vagava e novamente me senti tocado, como num gesto sutil me senti abraçado e a felicidade me invadiu o ser , tudo era lindo de encher os olhos, me senti carinhado e com vontade louca de dar carinho ... o sol começava a dar sinais de cansaço, era hora de pegar a estrada , resolvi voltar pela Anhanguera, pegaria a marginal pela ponte próxima a Lapa, o retorno tive a impressão de ter sido mais rápido que a ida, o trânsito estava calmo, com poucos caminhões que eram ultrapassados com certa facilidade, pouco mais de uma hora depois já avistava a marginal, era hora de despedir, meus olhos enchiam-se de certa tristeza, olhava para o retrovisor vendo a pista correr rápido atrás de mim , não era hora de Adeus, era hora de até breve, outros domingos de sóis apareceriam, outras cidades , outros roteiros e ela ... a estrada estaria lá a minha espera .

Serviço

Onde comer : Restaurante La Bodega Grill
Rua João Ortiz de Camargo,110 Fone (19) 3876-3701

Visitas :
Represa João Gasparini
conhecida também por represa II. É o principal ponto turístico da cidade. Conta com fonte natural, pedalinhos, quadras desportivas, praças e locais para realização de eventos. localiza-se à 1,5 quilômetro do centro da cidade.
Cristo Redentor.
localiza-se no ponto mais alto da cidade, possibilitando a vista quase total do município. Estrada do Observatório, s/nº.
Igreja Matriz de Sant ´Anna
foi construída no início deste século, no centro do distrito de Rocinha, dedicada à Sant´Anna, que viria a ser a padroeira da cidade. Foi substituída pela atual Matriz em 1958.
Praça do Aquario
A praça é um dos pontos mais movimentados do município. Com lago, viveiro e playground. À noite, o local se transforma em mais um ponto de encontro dos jovens. Av. Independência, s/nº

3 comentários:

  1. Parabéns pelo Blogue.
    É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
    É isso aí (motoqueiro) pé na estrada e fé em Deus!
    Um abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário amigo, são os comentários que nos dão incentive a continuar escrevendo ...

    ResponderExcluir
  3. Olha só,viaja pra lugares maravilhosos,gasta pouco e curte muuuuito,conheçe pessoas diferentes e c/ certeza se dá bem c/ todos,pq vc é gente boa pacas.Q mais vc quer da vida hein seu moço????Deus te abençoe sempre!!!!Bjs Cidão......

    ResponderExcluir